Writing Um blog. Viagem, diversão, cultura, curiosidades, dia-a-dia. Papo à toa.


A caixa da Estrella Damm - unpacking

otavio publicou em 02/08, 02:20 hs , e editou pela última vez há mais de 7 anos atrás.

Ganhei um presente bem bacana essa semana. Uma caixa especial da cervejaria Estrella Damm. Vamos a ela. A impressão inicial é essa:

Bem bacana.

(continua...)

Acessando o Kindle Fire pelo adb

otavio publicou em 12/03, 03:14 hs , e editou pela última vez há mais de 5 anos atrás.

Instigado pelo Claudioney, essa semana eu resolvi que tiraria meu Kindle Fire do status de peso de papel e passaria ele para o status de tablet realmente! Sim, porque o modo como a Amazon vende o aparelho torna ele inútil no Brasil (sem acesso a apps, sem acesso a filmes, …).

Então, para isso era necessário rootea-lo, instalar o Market e, para mim, instalar o Swype.


(continua...)

As meninas, as cidades, os pintores

otavio publicou em 04/09, 03:11 hs , e editou pela última vez há mais de 8 anos atrás.

As viagens tem essas surpresas. Nesse caso, uma surpresa nem tão exclusiva assim. Afinal, se passou em duas das cidades mais visitadas do mundo: Barcelona e Madri.

Assim, nessa ordem. Porque, nesse caso, os eventos se somaram mas, contrariando a lógica matemática, a ordem dos fatores alterou o produto.

O acaso e a sorte nos levaram a começar aviagem por Barcelona. E foi lá, no último andar do museu Picasso que encontramos uma série de pinturas que são uma releitura do quadro “As Meninas”, de Velázquez.%more%

O museu Picasso não é, em si, algo espetacular. Mas isso se deve muito ao fato de que ele foi um dos raros grandes pintores a fazer sucesso enquanto vivo. Mas essa releitura de as meninas vale à pena ver. A imagem abaixo mostra a comparação direta das duas telas. Velázquez X Picasso

E as duas imagens abaixo mostram a tela de Velázquez inteira e uma das releituras de Picasso.

Velázquez:

Picasso:

Então, por mais que em Madrid você tenha muito o que ver, como a super tela Guernica (do próprio Picasso), no Reina Sofia ou o lindo Thyssen-Bornemisza (que é lindo por dentro e por fora), guarde um tempo para aprecias “As Meninas” no Prado. Mesmo o Prado sendo, para mim, o menos interessante dos 3, como um todo.

Bill Gates - o empresário

otavio publicou em 05/12, 02:16 hs , e editou pela última vez há mais de 4 anos atrás.

Não se pode ignorar Bill Gates. Isso é um fato. Além de ser o homem mais rico do mundo, ele é, para mim, uma grande definição de empreendedor.

Alguém que fará tudo a seu alcance para dar certo. E lendo as frases desse post da Business Insider vejo muitas coisas que realmente acredito como profissional.

As frases sobre:

  • Dizer a verdade a seus empregados rapidamente para não perder tempo
  • Aprender com seus clientes insatisfeitos
  • Justiça e
  • Fracasso

São realmente próximas de como eu vejo a vida profissional.

Caching no Yii

otavio publicou em 04/10, 04:08 hs , e editou pela última vez há mais de 4 anos atrás.

O Yii, como todos os bons frameworks de desenvolvimento modernos, possui um conjunto de mecanismos para tornar o processo de cache mais simples.

A grande vantagem do uso de componentes de caching integrados não está na criação do cache. Criar, por exemplo, uma tabela de resumo de dados não é, nem de perto, ciência espacial. A grande vantagem é usar com agilidade a grande capacidade de mecanismos de expiração (seja por tempo total, seja por alguma trigger externa, como a atualização de algum dado usado no cache).

Não vamos aqui falar de aplicações como o Varnish , que funcionam como um proxy e muito usado em sites de alto tráfego com páginas abertas (como grandes sites de e-Commerce e de notícias).

Aqui vamos falar um pouco sobre o quando, o que e o como do uso de cache em sua aplicação, direcionado à solução proposta pelo Yii. Para que não fique muito extenso, alguns aspectos mais avançados serão colocados em posts subsequentes.

Algo importante é: cache é dado descartável e que pode ser gerado novamente a qualquer momento. Informações como: “quantos usuários existiam na base em janeiro?” ou “Com quantas lojas o vendedor X trabalhava em abril de 2012?” são informações que devem ser persistidas adequadamente para consulta futura.


(continua...)

Caching no Yii - usando o cache dinâmico

otavio publicou em 04/10, 21:28 hs , e editou pela última vez há mais de 4 anos atrás.

Um dos melhores recursos de caching do Yii é o page caching, por seu padrão não obstrusivo do código. Mas esse recurso sozinho, em ambientes logados, é difícil de ser implementado. É comum (quase padrão) que aplicações tenham diferentes tipos de usuários (user roles).

Com isso, informações como o menu, a sidebar de usuário logado e informações específicas do mesmo caducariam com o uso simples do page caching. Ou passariamos a ter uma página de cache por cada tipo de usuário, e, às vezes, usuário por usuário.


(continua...)

Caching no Yii e Internacionalização (I18n)

otavio publicou em 04/10, 02:48 hs , e editou pela última vez há mais de 4 anos atrás.

Um recurso importante em seu projeto pode ser a Internacionalização (ou, abreviando, I18n). Em casos como esse, o caching de páginas deixa de ser simples. Ele tem que suportar as diferentes línguas do seu sistema.

Para que seu usuário americano não enxergue a página em português, uma dica é usar o varyByExpression comparando o atributo de linguagem da sessão do usuário. Como no exemplo abaixo:

public function filters()
{
 return array(
  'accessControl',
  array(
   'COutputCache + index, search',
   'duration' => 3600,
   varyByExpression => Yii::app()->language,
  ),
 );
}

Despedida do Broken Social Scene

otavio publicou em 11/11, 18:18 hs , e editou pela última vez há mais de 5 anos atrás.

Quanto mais eu ouço novamente as músicas do show do Broken Social Scene na última terça no Circo Voador, mais eu me dou conta de que show foi esse! A vontade era de não ir embora: tanto de quem estava lá quanto da banda.

Houve de tudo. Todas as músicas alucinantes, covers maneiros (U2 e Rage Against the Machine), público bom e curtindo todo o tempo. Fire Eye’d Boy abaixo mostra o nível do show:


(continua...)

Disaster recovery - ou, e se seu data center pegasse fogo hoje?

otavio publicou em 03/09, 04:40 hs , e editou pela última vez há mais de 4 anos atrás.

A pergunta do título faz todo sentido. E se seu data center pegasse fogo hoje ? Você teria um plano de contingência? Sua contingência funcionaria?

Pois hoje, após pouco mais de um mês desde o incêndio no data center da Oi, posso dizer que a Fidelize sobreviveria. E com louvor.

O objetivo desse post, e dos próximos, é falar sobre as lições aprendidas com o desastre. O que deu certo. O que deu errado. Soluções encontradas. Algo muito comum em gerenciamento de projetos.

Para explicar melhor o que foi feito, vou dividir esse post em 2:


(continua...)

E as cervejas estavam perfeita

otavio publicou em 07/11, 13:12 hs , e editou pela última vez há mais de 7 anos atrás.

Pois é, eu já tinha falado aqui sobre a quantidade de cervejas que eu ganhei da Lidador.

Os amigos compareceram, a festa foi muito maneira e posto duas fotos abaixo. Um pequeno teaser, vamos dizer assim.

Para esse copo isso é apenas uma latinha

Noite de uma só cerveja

if(typeof jQuery == 'undefined'){ document.write("