Writing Um blog. Viagem, diversão, cultura, curiosidades, dia-a-dia. Papo à toa.


Recuperando fotos de um cartão Sony usando o recoverjpeg no Linux

otavio publicou em 23/12, 01:53 hs , e editou pela última vez há mais de 7 anos atrás.

Recoverjpeg. Esse é o nome mágico que salvou meu dia.

3 comandos e recuperei todas as fotos de um cartão de fotos Sony que havia sido corrompido quando estava gerando thumbnails no computador.

1. Instale o recoverjpeg

$ sudo aptitude install recoverjpeg

2. Descubra qual o endereço do cartão de memória

$ df

Com esse comando, foi só ver a linha /media/disk e no início dela estava lá, /dev/sdb1

3. Em seguida, recuperar.

$ cd diretorio_aonde_vou_salvar_os_arquivos
$ sudo su
$ recoverjpeg /dev/sdb1

Agora é só esperar que ele vai fazer o trabalho sujo e criar as imagens com uma numeração sequencial na pasta escolhida.

Imaginem a cena: você está de férias, brincando com o seu filho. Aí você bate umas fotos super bacanas e resolve mandar para a mãe dele. Tudo bem, é só colocar o cartão na leitora e copiar as fotos para o computador. Certo? Certo.

Mas, “shit happens”! No meio da cópia da 2ª foto, enquanto o computador ainda criava os thumbnails (e portanto, estava gravando no cartão de memória), meu filho empurra o carrinho que dá uma pancadinha no cartão e “voi lá”, cartão corrompido.

Quase surtei! Tinha apenas as fotos da conquista do campeonato brasileiro pelo Flamengo. Só isso, o primeiro título que meu filho viu!

Abaixo uma das fotos recuperadas:

Por isso, obrigado Samuel Tardieu!

UPDATE

Para recuperar os vídeos (e que acabou recuperando as fotos novamente), precisei usar o photorec. Muito bom e completo, mas bem mais complexo para o usuário médio que o recoverjpeg.

$ sudo aptitude install testdisk

O Testdisk (do mesmo pacote do photorec) ajuda a recuperar a partição ao invés de só os arquivos. Mas eu só tentaria isso depois do photorec, porque isso é mais radical e os problemas potenciais são grandes.

inicializando o Galaxy em fastboot e recovery

otavio publicou em 02/12, 18:37 hs , e editou pela última vez há mais de 7 anos atrás.

Fiz esse final-de-semana o upgrade do Samsung Galaxy para a versão Galax0 da ROM I7500XXII5. Essa ROM II5 é a última disponível e, dizem, a final.

Se você resolver fazer essa modificação,
tal qual eu fiz, devo dizer, com antecedência,
que qualquer problema é e sempre será somente
seu. Siga por sua conta e risco!

A primeira impressão é que pouca coisa mudou além de umas telas um pouco mais coloridas (como o de toggle de wireless e sincronização), o programa de música bem melhorado (mas eu continuo usando o Meridian) e algumas app’s já pré-instaladas (o quickdroid para achar suas coisas é bacana).

O que o Drakaz fez na ROM do Galax0 foi uma otimização no kernel e, principalmente, um ajuste para a frequencia de processador do Galaxy. “Só isso?” podem perguntar. Mas “isso” aumenta, bastante, a percepção de velocidade do aparelho e, pelo menos é impressão minha, aumenta a duração da bateria em uns 50%. Podem me questionar se não estou usando menos a wireless, mas posso afirmar que estou usando até mais.

(continua...)

Galaxy - rooting, recovery e outras coisas mais em português

otavio publicou em 08/10, 01:17 hs , e editou pela última vez há mais de 7 anos atrás.

Procurando a atualização do Galaxy eu acabei esbarrando nesses posts do ótimo fórum em português androdipt.com. A descrição é excelente e ainda linka a um dicionário de verbetes sobre root. Esse último, em inglês.

Outro link interessante, em inglês, é esse de uma ROM MoDaCo para o i7500

update – a ROM MoDaCo não está mais sendo atualizado.

É baseado na versão IH8 e deixa seu Galaxy soltinho, soltinho. E mais, provê um swap para a versão. Isso é legal, segundo o autor, por conta da limitação de memória do Galaxy (que é um pouco menor que os HTC). O mais legal é o programa para subsituir a recovery image que roda, inclusive, no Linux.

Boa leitura.

if(typeof jQuery == 'undefined'){ document.write("