As meninas, as cidades, os pintores

otavio publicou em 04/09, 03:11 hs , e editou pela última vez há mais de 11 anos atrás.

As viagens tem essas surpresas. Nesse caso, uma surpresa nem tão exclusiva assim. Afinal, se passou em duas das cidades mais visitadas do mundo: Barcelona e Madri.

Assim, nessa ordem. Porque, nesse caso, os eventos se somaram mas, contrariando a lógica matemática, a ordem dos fatores alterou o produto.

O acaso e a sorte nos levaram a começar aviagem por Barcelona. E foi lá, no último andar do museu Picasso que encontramos uma série de pinturas que são uma releitura do quadro “As Meninas”, de Velázquez.%more%

O museu Picasso não é, em si, algo espetacular. Mas isso se deve muito ao fato de que ele foi um dos raros grandes pintores a fazer sucesso enquanto vivo. Mas essa releitura de as meninas vale à pena ver. A imagem abaixo mostra a comparação direta das duas telas. Velázquez X Picasso

E as duas imagens abaixo mostram a tela de Velázquez inteira e uma das releituras de Picasso.

Velázquez:

Picasso:

Então, por mais que em Madrid você tenha muito o que ver, como a super tela Guernica (do próprio Picasso), no Reina Sofia ou o lindo Thyssen-Bornemisza (que é lindo por dentro e por fora), guarde um tempo para aprecias “As Meninas” no Prado. Mesmo o Prado sendo, para mim, o menos interessante dos 3, como um todo.

if(typeof jQuery == 'undefined'){ document.write("