Recuperando o Lexitron no iPod Touch

otavio publicou em 22/08, 01:55 hs , e editou pela última vez há mais de 14 anos atrás.

Recentemente eu fiz uma limpeza nos aplicativos do meu iPod Touch e o Lexitron parou de funcionar.

Meu touch usa a versão 1.1.5 ainda. Isso porque, como eu uso apenas Ubuntu, para mim é fundamental a sincronização sem usar o iTunes. Aliás, esse post mostra um pensamento muito parecido com o meu. Atualmente já estou pensando seriamente em fazer um upgrade para a versão 2 e dar um Jailbreak novamente. Nesse caso, a sincronização ainda é possível. Mas na versão 3, nada feito.

Bom, voltando ao meu problema, o que ocorre é que eu, sem querer tinha removido o Jiggy e não vi que o Lexitron dependia dele para rodar. Aí, eu piorei tudo removendo o Lexitron pensando: “Ah, é só reinstalar”. Tudo ok, mas não combinei com o criador do Lexitron, e ele tirou o pacote do BigBoss. Ou seja, fiquei sem Lexitron.

Uma semana pensando (ainda mais porque agora, sem meu passatempo predileto das idas no metro) e eu resolvi explorar as entranhas do sistema operacional usando o sempre útil console ssh. E aí, o que eu esperava aconteceu. Inclusive é mais simples do que eu achava.

Os comandos para usar são iguais a todo unix-like. Ou seja, cd, cp, mv, ls, find, cat, whereis, … estão todos lá. Outra coisa interessante foi descobrir que o uso do Jiggy faz com que sua aplicação seja escrita de forma parecida com uma aplicação web. Aliás, o banco de dados é um imenso array json. Isso, inclusive explica a lentidão da aplicação e aquelas travadinhas que ela dá de vez em quando.

As aplicações ficam contidas em uma pasta no diretório /Applications que leva o nome da applicação com um .app no final. No nosso caso, /Applications/Lexitron.app. Juntando tudo isso, o que eu fiz foi fazer um tar da pasta Lexitron.app no touch da pat, trouxe ele pro meu desktop usando o scp e empurrei o mesmo tar para o meu touch. Descompactei (na verdade, destare-ei, porque tar não compacta). Em seguida instalei o Jiggy Et voilá.

Sobre o Lexitron

Lexitron é um daqueles jogos viciantes. Apenas recentemente ele foi incluído na App Store. O jogo é simples (veja na imagem abaixo), a cada round você recebe 6 letras e tem que formar palavras em inglês. Ou seja, diversão e estimulo mental.

if(typeof jQuery == 'undefined'){ document.write("